[parceria]
Quem diria que isto seria possível?!
Devido à situação atual em que o mundo se encontra, causada pela pandemia do COVID-19, a maioria dos países proibiu os adeptos de entrarem nos estádios para verem as suas equipas e desportos favoritos.
Com esta nova realidade, o mercado das plataformas digitais focadas no desporto tem crescido imenso no último ano, trazendo inclusive uma nova tendência para os maiores canais de televisão, que se encontravam no meio de uma competição por audiências que não era tão forte.
Televisão versus Novas plataformas
As plataformas digitais são muito mais interativas do que os canais de televisão, uma vez que permitem aos utilizadores verem jogos a qualquer momento, partilhar com amigos e interagir com outros fãs.
Para além das plataformas exclusivas para assistir diretamente a determinado desporto, existem também plataformas que englobam vários temas, como por exemplo, as plataformas digitais que permitem fazer uma mistura entre jogos online e desporto, como é o caso da plataforma Betway apuestas de fútbol.
Estas plataformas estão igualmente a ficar mais fortes, uma vez que o ritmo das pessoas mudou completamente, mas o amor ao desporto não mudou!
É importante salientar que plataformas como a Betway e várias outras precisam do lado interativo, uma vez que uma das razões pelas quais a própria televisão já não é a modalidade preferida de muitos para assistir a jogos é pela falta de ligação com outras pessoas, como se pode sentir e viver nos estádios.
Fãs juntos mas ao mesmo tempo separados!
Os comentários nestas plataformas fazem muita diferença porque, embora os utilizadores não tenham a mesma emoção de assistir a um jogo ao vivo, permitem que os fãs tenham a sensação de fazer parte do jogo. É por isso que muitos organismos de radiodifusão televisiva, que outrora tinham os seus canais exclusivamente na televisão, procuram hoje fazer parte desta nova realidade.
O Youtube é um exemplo de uma plataforma usada para a transmissão desportiva, onde é possível ver canais criados apenas para isso, mas também emissores, que relatam as mesmas coisas que na televisão, mas de uma forma mais dinâmica.
Com uma participação mais ativa dos utilizadores, é também mais fácil compreender os pontos fortes e fracos do antigo modelo, trazendo até, mais liberdade aos comentadores.
Muitas empresas têm criado as suas apps direcionadas 100% para o mundo do desporto, incluindo estudos mais exclusivos de regras e eventos em desportos específicos, quizzes e jogos sobre estes temas para uma ligação de aprendizagem.
Nova forma de fazer networking
Atualmente, e face a tudo o que referimos anteriormente, existem novas oportunidades para fazer networking em plataformas exclusivas para atletas, nutricionistas e especialistas em desporto.
São excelentes espaços virtuais para entrar em contacto com colegas da profissão e também para mostrar os seus perfis e rotinas a potenciais patrocinadores e equipas.
Estas novas redes já são apelidadas como o “Linkedin do desporto”, e têm ajudado a salvar parte dos profissionais que ficaram sem emprego, uma vez que sem o dinheiro dos adeptos e dos patrocinadores, muitas equipas tiveram de despedir os seus atletas ou diminuir consideravelmente os seus salários.
Uma nova era para o desporto já tinha começado a revelar-se mas agora é possível percebermos que o desenvolvimento digital desta área tão importante para muitas pessoas, poderá ser o caminho a seguir por muitos profissionais da áreas, o que certamente terá influência positiva na saúde das pessoas em geral, uma vez que devido ao que vivemos, muitas começaram a procurar mais sobre estilos de vida mais saudáveis, ativos e dinâmicos.