Profissões digitais que marcam a tendência nesta década

image

[parceria] A promoção das novas tecnologias exige que os profissionais exerçam profissões digitais relacionadas com tecnologias emergentes, de acordo com as perspetivas e as ofertas de emprego do futuro. Isto é possível graças aos avanços e mudanças experimentados até à atualidade.

Se estiver interessado em obter informações sobre as novas profissões digitais que marcam, e marcarão, a tendência nesta década, esta é a altura ideal para conhecer a realidade laboral do setor digital, um dos setores que atinge maior crescimento e que oferece amplas oportunidades de emprego.

Estas opções de ocupação perfilam-se como as carreiras do futuro para mudar de emprego ou aspirar a uma boa oferta laboral no campo digital. A formação em profissões digitais implica maiores oportunidades de emprego no mercado de trabalho (competitivo) atual.

Profissões digitais que marcam a tendência nesta década

A dinâmica social e laboral mudou em 2020, milhares de pessoas dedicaram-se a trabalhar remotamente a partir do computador ou tablet. Cada vez mais profissões do futuro são incorporadas no catálogo de ofertas de trabalho em ambientes digitais, à medida que a tecnologia avança.

Para ter mais conhecimento sobre estas alternativas de trabalho mostramos-lhe as profissões digitais que marcam tendência nesta década.

1. Diretor de Marketing Digital

O diretor de Marketing Digital supervisiona a equipa, coordena ações e controla os processos que são realizados no departamento de marketing de uma empresa, ou marca, aplicando estratégias de marketing que permitam alcançar os objetivos definidos e executar eficazmente o plano de marketing.

2. Manager de eSports

Países de todas as latitudes estão a dar um grande impulso aos desportos eletrónicos, segmento que tem registado um crescimento incrível nos últimos anos.

Os managers de eSports são operadores profissionais de jogos que se encarregam de criar estratégias de promoção de eventos, que podem ser desfrutados através de marcas como a Betway eSports, a comercialização de jogos de vídeo e outros produtos ligados aos desportos eletrónicos, além da gestão e condução de clubes, equipas ou jogadores independentes.

3. Especialistas em SEO e SEM

O especialista em Search Engine Optimization (SEO) é o profissional digital que se encarrega de que os projetos se posicionem nos primeiros lugares dos motores de busca (como o Google), por isso é atualmente uma das carreiras digitais com maior número de ofertas de trabalho.

De forma a complementar o trabalho de SEO, os especialistas em Search Engine Marketing (SEM) encarregam-se do posicionamento das marcas através de métodos pagos (anúncios nas redes sociais, no Google, etc…).

O posicionamento baseado em SEO poderá levar bastante tempo até gerar resultados e por isso, em alguns casos é necessário posicionar um site de vendas online de forma rápida e eficiente. É nesses casos que são requeridos os serviços dos profissionais de SEM, ficando estes encarregados da promoção online paga para garantir maior exposição e publicidade a uma empresa, agência ou marca.

4. Trafficker Digital

Esta profissão digital tem potencial para vir a ser uma das grandes carreiras da década. Ocupa-se de alcançar exposição (para uma marca, empresa ou agência) nas redes sociais e outras plataformas digitais como Google Ads e Youtube, através de publicidade paga.

A principal finalidade de um trafficker digital consiste em dar visibilidade a marcas online como, por exemplo a Betway (e muitas outras) de forma a aumentar as suas conversões de potenciais clientes em comprados qualificados e fidelizados.

5.  Copywriter

O copywriter tem a seu cargo toda  redação de conteúdo que permita aumentar as conversões nos sites, em anúncios, em e-mails, entre outros… Este redator online tem como principal objetivo induzir o leitor, através da sua linguagem persuasiva, a executar uma ação específica (e.g. compra de um produto, de um curso online, etc…).

Aproveite para ouvir este episódio do podcast “Conversas Despreocupadas” sobre o Copywriting.

6. Social Media Manager (SMM)

É responsável por criar estratégias para as redes sociais que posteriormente serão executadas pelo Community Manager. Para isso, o SMM deve analisar o plano de negócio do cliente, o ambiente competitivo em que este atua e traçar a melhor estratégia para tirar vantagem dos pontos fortes e das oportunidades da empresa.

O diretor da estratégia de social media planeia antecipadamente a estratégia de comunicação de uma empresa ou marca de forma a que possa posteriormente promovê-la nas diferentes plataformas de redes sociais.

7. Responsável pela Usabilidade

É o profissional encarregado da parte visível de um portal web ou aplicação de internet. O seu objetivo passa por garantir que as interfaces de usuário, tanto da web como nas aplicações, sejam amigáveis, intuitivas e fáceis de explorar e gerir.

Geralmente o responsável pela usabilidade é uma pessoa engenhosa com amplos conhecimentos de programação web, webdesign e arquitetura web.

8. Especialista em Machine Learning ou Aprendizagem Automática

O especialista em Machine Learning encarrega-se de programar e implementar tecnologias baseadas em dispositivos inteligentes e/ou baseados em inteligência artificial, projetos de aprendizagem automática, e de desenvolver processos que permitam a integração entre os humanos e as máquinas no âmbito laboral.


Aproveite também para ouvir este episódio do podcast “Conversas Despreocupadas” sobre o trabalho à distância (trabalho remoto).


Encontrará mais dicas sobre emprego no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias