Por vezes, no dia da entrevista de emprego, tudo o que puder correr mal… vai correr mal, no pior momento possível (tal como refere a Lei de Murphy).
Há uns anos, um candidato chegou 20 minutos atrasado para uma entrevista na minha empresa de consultoria. Veja o vídeo que preparei sobre a história desta entrevista, gravado durante um dos meus workshops:
Abrimos a porta e ele disse: “Ufff… já cá estou!”
Nesse momento eu comentei: “pensámos que tinha desistido da entrevista!”, ao que ele respondeu: “nada disso… cheguei finalmente!”
Quando reparámos, o candidato trazia a braguilha aberta. Eu ia apertar-lhe a mão para o cumprimentar e recuei… “eu sei lá onde é que “aquilo” andou!!!”
A minha colega, para tentar controlar o riso, apressou-se a dizer: “sente-se, sente-se…”, pelo menos assim não saltava nada cá para fora!
Dicas importantes:
- Certifique-se que é pontual!
Tente chegar pelo menos 15 minutos antes da hora da entrevista. Se, por qualquer motivo estiver atrasado, deverá informar a empresa ou o entrevistador o mais cedo possível.
- Tenha atenção à forma como se apresenta!
Um candidato que sorri e que tem uma imagem cuidada, irá causar uma boa impressão mais facilmente do que alguém que se mostre tenso e com um aspeto descuidado.
No capítulo 29 do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, partilho uma série de dicas para o ajudar a estar bem preparado para a entrevista de emprego.