fbpx

Qual a importância da tecnologia no mercado de trabalho?

Qual a importância da tecnologia no mercado de trabalho?

[parceria] 

Nos últimos anos, a procura de produtos e serviços online tem vindo a crescer exponencialmente e esta tendência tem levado muitas pessoas a procurar cursos na criação e desenvolvimento de websites e aplicações. A procura, porém, não se restringia aos profissionais em áreas relacionadas diretamente com a tecnologia.

Porque é necessário conhecer os fundamentos da programação e da tecnologia?

Todos os dias usamos dezenas de aplicações para diferentes finalidades, seja no trabalho ou na vida pessoal. As aplicações não só facilitaram, como também se tornaram parte da nossa realidade, exemplos disso, são as aplicações bancárias, ou as aplicações para entregas e compras em geral, como a ifood e a Amazon.

Atualmente, a nossa vivência em contexto de pandemia, ainda é possível perceber melhor, o quanto a população em geral está dependente da tecnologia e de aplicações ou sistemas que facilitem a realização de diferentes tarefas no nosso dia-a-dia.

Serviços como a Uber e Uber Eats revolucionaram o mundo dos transportes e entregas, assim como o entretenimento, que teve empresas como a Netflix e a Betway móvil que entraram no mercado para expandir e competir com mercados consolidados.

Neste contexto, o mercado de trabalho exigiu que os profissionais conhecessem certas tecnologias de programação e entendessem também que cada ideia pode tornar-se num negócio de milhões. Há mesmo quem diga que, no futuro, conhecer uma língua como a Python será um requisito exigido pelas empresas, tal como à uns anos atrás, o conhecimento de Excel era necessário.

A criação e desenvolvimento de uma aplicação não é meramente tecnológica nem idealista. É preciso uma mistura dos dois para perceber se uma ideia é funcional e se é possível tecnologicamente.

Muitas empresas já começaram a criar uma rede de colaboradores que têm esta mistura de conhecimento, trazendo grupos de diferentes equipas e colocando-os a trabalhar em conjunto em diferentes projetos. Estes grupos multi-temáticos são chamados Squads e podem ser alterados para cada projeto ou a cada trimestre.

Ao fazê-lo, as empresas dão aos seus colaboradores a oportunidade de conhecer várias áreas e também de expandir a visão geral dos produtos ou serviços, dando mais possibilidades para novas ideias surgirem.

Os profissionais começam a entender que o futuro é tecnologia, não importa qual é a sua área de trabalho

Existem diferentes razões pelas quais profissionais de outras áreas procuram cursos relacionados com programação e tecnologia. Apresentamos aqui algumas:

1. Com os avanços tecnológicos, não é de estranhar que muitas profissões atuais deixem de existir no futuro. Esta já é uma realidade, e a tendência é que a digitalização e a robotização substituam cada vez mais profissionais de diferentes áreas. Portanto, aqueles que forem capazes de dominar áreas relacionadas com tecnologias têm claramente nos dias de hoje, uma grande vantagem sobre os outros.

2. Aprender a programar torna um profissional capaz de compreender aspetos técnicos do software com o qual trabalha, e até mesmo resolver alguns problemas relacionados com determinado produto. Neste caso, conhecer um pouco de programação ajuda a comunicação, seja dentro da empresa ou com os clientes. Além disso, esta aprendizagem também ajuda no desenvolvimento de raciocínio lógico, criatividade e sentido crítico, o que facilita a tomada de decisões.

3. Algumas pessoas têm boas ideias, mas não sabem como colocá-las em prática. É o caso, por exemplo, de quem cria uma startup ou percebe que há algo em “falta” no mercado e quer fornecer esse serviço ou produto. Ao delegar a criação de um software a terceiros, o resultado obtido nem sempre é o desejado, uma vez que a comunicação de programação é diferente da comunicação verbal. Por isso, quando uma pessoa tem um bom conhecimento de programação, pode ajudar a criar um plano mais assertivo para executar as suas ideias.

Muitas aplicações surgiram graças a pessoas que não estavam na área da tecnologia e hoje transformam os mercados internacionais, exemplos disso são por exemplo: Duolingo, Udemy, Betway, Uber, entre muitas outras.

4. Saber criar e usar novas ferramentas pode resultar num aumento da produtividade em qualquer área. É o caso, por exemplo, de profissionais que procuram cursos de análise de dados, que se baseiam na análise de dados brutos para ajudar na obtenção de informação e conclusões sobre um determinado produto ou serviço.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.