Como ter a mentalidade certa na entrevista de emprego?

image

No livro “Como conseguir emprego em 30 dias” partilho várias dicas sobre a forma como deverá preparar-se para a entrevista de emprego.

Neste artigo pretendo abordar a mentalidade que tem de manter durante a entrevista.

A sua presença na Internet

A primeira coisa que deverá fazer, antes sequer de começar a procurar emprego, é pesquisar como está a sua presença na Internet.

Deverá pesquisar o seu nome no Google para perceber o que os recrutadores encontrarão a seu respeito, incluindo os seus perfis nas redes sociais como o Twitter e o Facebook!

Neste artigo explico a importância deste primeiro passo.

Deixe de enviar o currículo para todas as vagas de emprego

Não perca tempo a enviar candidaturas para todas as empresas que tenha conhecimento que estão a recrutar!

Eu sei que está à procura de emprego e até percebo que esteja numa situação desesperante, com contas para pagar, mas acredite em mim: você não vai conseguir ser chamado para uma entrevista de emprego se continuar a “disparar” o seu currículo em todas as direções.

“Investigue as empresas” pelas quais sente admiração e onde gostaria de trabalhar. Só depois disso é que deverá enviar a sua candidatura!

Em artigos anteriores já abordei o tema das perguntas nas entrevistas de emprego e no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” (páginas 141 a 159) apresento algumas respostas que deverá “memorizar”. Contudo, como o foco deste artigo é a mentalidade certa na entrevista de emprego, quero que se foque apenas numa única pergunta que, tal como refiro neste vídeo, é quase sempre colocada pelos recrutadores nas entrevistas de emprego: 

“O que sabe sobre a nossa empresa?” 

Se “investigar” a empresa antes de enviar a sua candidatura e também durante a preparação da entrevista, saberá a resposta. Assim, apenas necessitará de falar com segurança e mostrar-se confiante quando estiver frente a frente com o recrutador.

Está a perceber o que necessita para manter uma mentalidade segura de si próprio durante toda a entrevista de emprego?

Sabe… muitas vezes dizem-me que as pessoas conseguem obter resultados porque têm sorte, porque nasceram em “berço de ouro” ou porque têm “cunha”. Ao longo da minha vida fui tentando perceber o que levava as pessoas que admiro a serem bem sucedidas.

Sabe o que descobri?

Nenhuma das pessoas que admiro conseguiu chegar onde queria por acaso. Se eu não soubesse como tinham lá chegado, poderia pensar:

Mais um que teve sorte!

Contudo, eu acompanhei os seus processos de crescimento e percebi como é que mantinham uma mentalidade segura mesmo quando parecia que estava tudo a correr mal: gastavam grande parte do tempo a preparar-se.

Quando você sabe o que quer e se prepara convenientemente… os resultados são completamente diferentes!

Para mostrar como “estar bem preparado” é muito importante para poder pensar de maneira estratégica e manter-se super confiante, durante os meus workshops sobre “Como conseguir emprego em 30 dias“, gosto de partilhar o exemplo dos competidores de poker.

Pense na seguinte situação:

Como é que um jogador atua durante um importante campeonato de poker?

Para facilitar a sua visualização, posso usar como exemplo o maior festival de poker online em Portugal (PTCOOP 17), que decorreu até meados de novembro de 2017.

Antes de participar numa competição deste nível, cada jogador passa horas e horas a treinar para melhorar as suas técnicas.

Quando finalmente chega a hora de elaborar uma grande jogada estratégica no campeonato, que pode ser o equivalente a você responder a uma das principais perguntas numa entrevista de emprego 🙂 o jogador tem que sentir que está extremamente bem preparado e tem que ter confiança total nas suas mãos e nas suas habilidades!

O escritor Charles Duhigg afirma, no livro que deu origem à palestra “The Power of Habit“, que desenvolver alguns hábitos-fundamentais, ajuda a mudar todos os outros hábitos.

A prática de uma atividade que necessita de estudo contínuo, como por exemplo poker, pode funcionar como treino de um hábito-fundamental para ajudar a desenvolver a sua confiança.

Da mesma forma, se ler e praticar tudo o que refiro no meu livro ou noutros livros inspiradores, acredito que para além de estar a desenvolver a mentalidade certa para a entrevista de emprego, estará a desenvolver a sua autoconfiança e isso terá impacto positivo em todas as outras áreas da sua vida… estará a trabalhar diariamente no desenvolvimento da melhor versão de si próprio.

Ao seguir todas estas dicas, e depois de praticar vezes infindáveis, estará certamente preparado para enfrentar qualquer desafio!

Tenha confiança no que sabe e no valor da sua preparação!

Nunca duvide do seu esforço, das suas habilidades ou das suas competências!

“Faça um pouco mais e melhor todos os dias!”

Sugiro igualmente que veja este vídeo, da autora e investigadora Amy Cuddy, sobre como a sua postura corporal molda quem você é e como pode ajudá-lo a transmitir mais confiança.

 

 


Estas são algumas das questões que discuto no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Se pretender, poderá adquiri-lo aqui, no formato que mais lhe agradar.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Pretende assistir a um dos próximos workshops gratuitos sobre este tema? Veja aqui em que cidades vou estar a apresentar o livro.

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on StumbleUponBuffer this pagePrint this pageEmail this to someone