Há determinadas oportunidades de emprego que estão a desaparecer, por isso cada um de nós tem que se adaptar constantemente às novas oportunidades que surgem no mercado de trabalho.
Veja o vídeo que preparei sobre este tema:
Nos meus workshops costumo dar o exemplo dos portageiros, os responsáveis por nos cobrarem as portagens (pedágios, no Brasil) nas autoestradas.
Em Portugal, há uns anos atrás, tínhamos várias autoestradas sem custo para o utilizador (SCUT), mas a dada altura, a circulação nessas vias passou a ser paga.
Como não queríamos ter que ir ao posto de Correios 2 dias depois para pagar as portagens comprámos um dispositivo eletrónico que permite debitar esses valores diretamente na nossa conta bancária.
Algumas pessoas já me disseram que esse dispositivo está a ser responsável pela extinção de mais uma profissão.
Algumas pessoas ficam chateadas comigo quando eu digo o seguinte: “Ainda bem que aquela profissão está a extinguir-se”.
Na minha opinião aquele trabalho é quase desumano! Ninguém merece estar fechado num caixote 10 ou 12 horas por dias para receber pagamentos, quando há sistemas eletrónicos que podem fazer isso automaticamente.
Esses trabalhos estão a desaparecer e… ainda bem que isso está a acontecer. Os humanos não têm que ser utilizados para esse tipo de tarefas.
Os humanos devem ser utilizados para pensar, para desenvolver novas soluções que os libertem para… VIVER!
Este é um dos temas que discuto no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.
Sugiro que leia igualmente estes artigos: