O que partilho no Facebook, abriu-me as portas no Brasil…

image

Nos meus workshops sobre Como conseguir emprego em 30 dias perguntam-me regularmente como podemos utilizar as redes sociais para alavancar a nossa marca pessoal enquanto profissionais.

Toda a gente gosta de conhecer as ideias e opiniões de pessoas que consideram relevantes…

… mas como é que pode começar a ganhar relevância através das redes sociais?

Em 2014, quando divulguei os primeiros workshops presenciais sobre “Como conseguir emprego em 30 dias”, fui gozado!

Quando anunciei, no Facebook, o lançamento do livro cheguei a receber comentários deste género:

 

“Mais um pastor da … [nome de um grupo religioso] a tentar hipnotizar o rebanho. Devia ter vergonha por estar a tentar explorar as pessoas que estão desesperadamente à procura de um emprego.”

 

Podia ter desistido!

Mas não desisti. Decidi mostrar a toda a gente aquilo a que apenas os participantes dos meus workshops tinham acesso… e foi por isso que comecei a partilhar dicas, no site do meu livro e nas redes sociais, todos os dias!

Sabemos que quem partilha assuntos interessantes, de forma gratuita, é rapidamente considerado como uma pessoa interessante que todos querem “seguir” nas redes sociais.


NUNCA SE ESQUEÇA: Se está presente nas redes sociais e não partilha conteúdo relevante, ou não tem cuidado com o que aparece automaticamente no seu perfil público, não espere obter resultados espetaculares.


Em pouco tempo comecei a receber imenso feedback positivo e começou a ser cada vez mais difícil alguém dizer que eu não estava a fazer um trabalho sério… já não era possível afirmar que eu não criava valor na vida das pessoas, mesmo para quem apenas “consumia” o conteúdo gratuito que eu partilhava online, sem nunca ter comprado o meu livro.

Há um livro interessante que aborda este tema: So Good They Can’t Ignore You, do autor Cal Newport.

Decidi dar o passo seguinte

Olhando para trás, o passo seguinte parece-me óbvio… mas naquela altura eu não poderia prever o que iria acontecer.

Comecei a partilhar pequenos vídeos sobre os temas que abordo nos workshops e no livro. Aqui ficam alguns desses vídeos:

Mais vídeos sobre estes temas, aqui.


Por ter tido a coragem de expor publicamente estes temas, de uma forma muito própria, mostrei ao mundo quem eu sou verdadeiramente… e mostrei que é possível falar sobre assuntos sérios a brincar! 🙂

Acredito que essa é a melhor forma de as pessoas perceberem o que têm de fazer para não cometerem os erros com os quais eu “gozo” em cada vídeo… sim, porque eu também já cometi muitos desses erros!

Como consegui assinar contrato com uma editora brasileira para lançar o livro em português do Brasil?

Em outubro de 2017, estava a ler um livro de um autor americano que admiro e reparei que havia alguns parágrafos repetidos logo no primeiro capítulo.

Percebi que se tratava de um pequeno lapso ao nível da paginação do livro. Durante o processo de revisão final, antes de enviarem o livro para impressão, ninguém tinha detetado aquele erro.

Apesar de ser algo compreensível, porque aconteceu o mesmo com o meu livro (apesar de eu ter tido 13 revisores!), decidi contactar a Editora do livro através da respetiva página no Facebook, enviando uma pequena crítica construtiva, em jeito de sugestão de melhoria, que poderia ser útil para a segunda edição do livro…

… e responderam-me! 🙂 Pediram desculpa pelo sucedido. Disseram que tinham prazos muito apertados para lançar o livro em Portugal e no Brasil e que, de facto, apenas tinham detetado essa falha depois da primeira edição do livro já estar impressa.

– Envie-me a sua morada para que possamos oferecer-lhe um exemplar do livro já corrigido, após fazermos a reimpressão. – referiam na mensagem de resposta à minha crítica.

Fiquei espantado com esta atitude por parte dos responsáveis pela gestão da página da Editora no Facebook.

Três dias depois deste episódio, tinha outra mensagem por ler no meu Facebook. Era do responsável da Editora… decidiu escrever-me para partilhar a sua opinião sobre o meu trabalho:

– Oi Pedro, daqui é o […], responsável pela Editora […]. Visitei sua página no Facebook, depois de você enviar sua crítica. Amei o seu trabalho e queria trazê-lo para o Brasil. Quando podemos falar?

Eu nem estava a acreditar no que estava a acontecer!

Fiquei temporariamente sem reação… estava em choque mas transbordava de alegria enquanto relia aquela mensagem… e foi desta forma que, cerca de 9 meses depois, assinei um contrato para que o meu livro fosse adaptado ao português do Brasil e fosse lançado em papel e em ebook em todo o Brasil.

Veja aqui o vídeo da conversa Skype que gravei com o editor do livro… ele conta essa história melhor do que eu! 🙂

Esteja à procura de emprego, de oportunidades de negócio ou de uma namorada 🙂 já percebe porque é que é tão importante partilhar nas redes sociais quem somos e o que fazemos?

Se divulgar regularmente conteúdo que acrescente valor à vida das pessoas, vai atrair pessoas e parcerias interessantes para a sua vida!

Nunca se esqueça disto.


A importância de partilhar conteúdos relevantes nas redes sociais é um dos temas que abordo no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Se pretender, poderá adquiri-lo aqui, no formato que mais lhe agradar.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Primeiro Masterclass online
"EMPREGO 30 DIAS"
30 Dias | 30 Passos | 30 Atitudes
O que vai conseguir com este Masterclass?
1º - Aquele emprego (em 30 dias)
2º - Uma carreira de sucesso (em 30 passos)
3º - O estilo de vida que pretende (em 30 atitudes)
100% online - Sem Horários
... esta turma abre em breve!
Boas notícias! Pode guardar uma vaga na próxima turma.
Faça parte do meu grupo privado e receba conteúdos exclusivos por e-mail

Após o registo, todos os membros deste grupo recebem gratuitamente um modelo de currículo (editável em Word) e alguns capítulos (em PDF) do meu ebook "Como conseguir emprego em 30 dias".

Alguns dos vídeos que partilho regularmente nas redes sociais