fbpx

Elaborar um currículo: O que não pode faltar!

Elaborar um currículo: O que não pode faltar!

A situação de pandemia mudou por completo a forma de funcionamento das empresas. A nível de recrutamento o novo contexto de mercado exigiu que se alterassem alguns métodos de recrutamento e por isso, muitas empresas, principalmente grandes empresas, devido ao elevado número de candidaturas e também a alguma influência externa internacional, têm optado por aplicar sistemas não convencionais de recrutamento, como por exemplo o ATS (Social HiringApplicant Tracking System).

Esta nova abordagem de recrutamento tem como principal objetivo reter talento, um dos grandes desafios que muitas empresas enfrentam atualmente no processo de contratação e integração.

Numa primeira fase de recrutamento este sistema consiste numa pesquisa por palavras chave predefinidas nos currículos enviados pelos candidatos, e por isso é essencial que os profissionais que procuram emprego saibam com elaborar e estruturar o seu currículo para que possam mais facilmente ser selecionados.

Perceber como dar resposta às novas necessidades do mercado de trabalho, quais as tendências atuais, tornou-se nos dias de hoje algo extremamente importante a ter em consideração no momento de fazer o currículo. Tenha sempre em mente que o currículo é o primeiro contacto com o recrutador, logo, deve ser de fácil leitura, bastante direto e objetivo nas informações.

Enumeramos algumas dicas que o podem ajudar a destacar-se e a conseguir aquele emprego com que sempre sonhou.

Adicione palavras-chave ao seu currículo

Os sistemas de recrutamento automático como o ATS, permitem uma maior automatização dos processos e uma maior aproximação dos perfis dos candidatos com os requisitos exigidos pelas empresas. Isso garante aos recrutadores um maior controle de todas as etapas do processo seletivo.

Tendo em consideração que esta é uma nova realidade, mentalize-se que deve fazer um currículo que informe os recrutadores de que é a pessoa mais indicada para aquele cargo específico. Estruture e leia muito bem o seu currículo de forma a colocar determinadas palavras-chave que possam mais facilmente ser encontradas neste tipo de processos de recrutamento mais mecanizados. Otimize os textos da sua experiência profissional adicionando palavras-chave encontradas no anúncio de emprego.

Elabore o seu currículo tendo em consideração diferentes públicos

No atual contexto de trabalho, o currículo deve ser escrito tendo em consideração públicos diferentes: ATS (robôs), gestores de Recursos Humanos e os Diretores ou Gestores de departamento ou até mesmo da Direção. Estes últimos são as pessoas que em última análise decidem qual dos candidatos está mais bem preparado e qualificado para aquela função específica.

Ao escrever o seu currículo pense:

  • Que estrutura e palavras chave devo considerar para ser mais facilmente selecionado numa primeira fase?
  • Cumpro todos, ou a grande maioria dos requisitos exigidos na oferta de emprego, tanto a nível de formação académica, experiência profissional e competências técnicas e sociais?
  • O meu currículo vai impressionar a pessoa responsável pela decisão final?

Numa primeira fase, o sistema ATS analisa a formatação digital do seu currículo e as palavras-chave que incluiu, para poder fazer uma primeira triagem ou seleção de candidatos.

O Gestor de Recursos Humanos terá com toda a certeza a lista de requisitos e preferências definidas pelo diretor de departamento a quem terá de reportar. Ele fará uma análise mais detalhadas das suas competências e experiências profissionais de forma a perceber quais os candidatos que melhor se encaixam.

O Gestor ou Diretor Geral estará com toda a certeza presente na entrevista final e será o responsável pela decisão final. 

Estruture o seu currículo de forma adequada e sem erros gramaticais

Se considera o modelo Europass desadequado para os dias de hoje, crie o seu próprio currículo.

Faça um currículo simples, de fácil leitura, objetivo e apelativo. É também importante que seja cuidadoso no que toca à revisão ortográfica e gramatical. Leia várias vezes o seu currículo ou peça a alguém próximo para o fazer de forma a evitar erros.

Seja criativo! Assuma a gestão da sua marca pessoal

Se pretende destacar-se da multidão, não tenha medo de arriscar. Assuma a responsabilidade pelo seu marketing e marca pessoal.

O currículo não deve ser apenas uma lista de frases sobre a sua formação académica e experiências profissionais. Na verdade, também funciona como um documento de marketing pessoal. 

Utilize modelos que destaquem as suas principais valências. Se tiver muita experiência profissional, estruture um modelo de currículo que evidencie isso mesmo. A mesma coisa para quem ainda não tem muita experiência profissional… faça sobressair o que tem de maior valor!

A utilização de cores é uma tática chave usada no marketing e pode ser também uma mais valia para o seu currículo. Sem exagerar, pode fazer um currículo destacando os principais campos com cores apelativas. O currículo não tem de ser preto e branco, certo? O seu currículo deve também ser um espelho da sua personalidade!

Assuma a gestão da sua marca pessoal como se fosse uma pequena empresa de comunicação ou de marketing!

Adicionar perfil do LinkedIn atualizado no currículo

Se ainda não tem um perfil no LinkedIn, saiba que provavelmente estará a perder oportunidade de trabalho. O pesquisa do perfil nesta rede profissional costuma ser um dos primeiros passos durante o processo de recrutamento.

Esta rede social profissional funciona como um currículo online que pode ser visto por milhares de pessoas em tempo real. Esta plataforma é uma excelente oportunidade para criar uma boa rede de contactos profissionais e um local onde poderá encontrar diversas oportunidades de trabalho.

Fonte: E.Konomista

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.