O que colocar no currículo enquanto não tem experiência profissional?

O que colocar no currículo enquanto não tem experiência profissional?

Acabou de ler um anúncio de emprego para o seu trabalho de sonho… mas há apenas um pequeno problema: ainda não tem qualquer experiência profissional relevante e por isso não sabe o que deverá colocar no currículo.

Não se preocupe!

Toda a gente começa a sua vida profissional sem qualquer tipo de experiência. Apenas precisa que alguém lhe dê uma primeira oportunidade para brilhar.

Há alguns truques que pode usar para melhorar o seu currículo, mesmo não tendo experiência profissional.

Em vez de utilizar a primeira parte do currículo para descrever a experiência profissional (que não tem!), comece por identificar as suas capacidades mais relevantes.

Deverá estar a pensar: “Mas quais são as minhas capacidades mais relevantes?!

De certeza que tem ótimas capacidades e experiências que pode referir! Tem que haver uma razão pela qual considera que será a pessoa indicada para aquele trabalho de sonho!

Experiências desenvolvidas em projetos académicos, voluntariado ou projetos paralelos que tenha realizado a nível pessoal são opções a considerar.

Não cometa o erro de considerar apenas experiências que apenas tenha tido a tempo inteiro ou que tenham sido pagas. Pode criar uma secção “Projetos”, na qual descreve o trabalho tal como se fosse experiência profissional, com o mesmo tipo de formatação.

Sugiro que use um modelo de currículo InfoGráfico porque não o obriga a escrever muita informação (que nesta fase também não tem!)

curriculo-editavel-infografico

Veja este pequeno vídeo onde mostro como é fácil editar os modelos de currículo em Word que apresento aqui:

De facto, já não há desculpa para se apresentar da mesma forma que a multidão! 🙂

Faça uma carta de apresentação entusiástica!

A carta de apresentação deverá conseguir ligar as suas paixões e experiências à área de atuação da empresa à qual se está a candidatar.

Apresente uma carta de apresentação forte e cativante, faça networking e não tenho dúvidas que vai despertar o interesse de um recrutador muito em breve!

Não se esqueça de escrever um texto cativante que mostre paixão pela área a que se está a candidatar.

Aqui fica um exemplo do que não deve escrever na carta de apresentação e um texto tipo que certamente servirá de inspiração. (se preferir, veja o vídeo que criei sobre este tema).

Carta de apresentação banal (a evitar!):

Caro Diretor de Recursos Humanos,

Estou a escrever esta carta para me candidatar à posição de esteticista na empresa…

Carta de apresentação cativante (para adaptar!):

Olá,

Lembro-me da altura em que a minha mãe ficava irritada por lhe gastar os vernizes, mas não havia volta a dar… as minhas bonecas tinham que “andar” sempre com as unhas pintadas!

Com o tempo, deixei as bonecas e passei a pintar as unhas das minhas amigas na escola. Como diziam que tinha imenso jeito, comecei a dedicar-me ainda mais. Quando dei conta até já pintava as unhas das vizinhas.

No final de cada manicura, fazia-lhes sempre uma massagem relaxante, com um creme todo cheiroso, o que as deixava muito satisfeitas, e eu ficava ainda mais feliz!

O gosto pelas massagens, em conjunto com a vontade de arranjar as unhas, não se tornou apenas um mero ‘’hobbie’’, mas sim, o futuro que eu idealizei.

Assim, decidi ser esteticista, o que me permitiu aprender e desenvolver técnicas de massagens, tratamentos faciais, tratamentos corporais, etc…

Sigo com regularidade e entusiasmo as notícias que o vosso centro de estética partilha nas redes sociais, e nem queria acreditar quando descobri que pretendem recrutar uma nova esteticista.

Tenho disponibilidade imediata para conversar consigo, e para lhe mostrar de que forma posso ajudar o seu centro de estética a ser o favorito em toda a cidade.”

Sugiro que use um destes modelos de carta de apresentação editáveis e totalmente personalizáveis em Word:

Carta de apresentação editável em Word

Está atualmente desempregado?

Encare essa situação como um momento em que grandes oportunidades poderão surgir.

Não desespere, descubra o que fazer quando se está desempregado e quais os segredos para criar um currículo impressionante!

Fonte: The Muse

Se está à procura daquele emprego que tanto deseja, sugiro igualmente que reserve algum tempo para ver este vídeo onde partilho mais de 1 hora e meia de dicas gratuitas. Clique aqui ou clique no vídeo mais abaixo.

Pretende ver mais vídeos com as minhas dicas? Clique aqui e conheça os episódios e as séries que tenho partilhado no meu site pessoal.

Livro "Como conseguir emprego em 30 dias"

Modelo de Currículo Gratuito

Modelos de Currículos em Word

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.