Como agarrar as boas oportunidades de negócio?

Como agarrar as boas oportunidades de negócio?

Recentemente fui convidado pelo Francisco Teixeira, responsável pela gestão do BlogHack.pt, para uma conversa informal sobre empreendedores onlinedesenvolvimento pessoal e estratégias de marketing para impulsionar negócios online.

O Blog Hack é um programa áudio que reúne vários podcasts de empreendedores que desenvolveram negócios online.

Espero que o meu podcast o ajude a impulsionar o seu negócio!

Aqui fica a minha conversa com o Francisco…  pode ouvir aqui o episódio completo.

Acha possível ganhar dinheiro através de um negócio online?

Pela minha experiência profissional, SIM. Atualmente tenho vários projetos online que me permitem ganhar dinheiro mesmo quando estou a dormir. 🙂

A questão é: Como é que cheguei a essa fase?

Se está a iniciar o seu negócio online tem de perceber que é um processo que tem de se ir estruturando e implementando aos poucos, com paciência e muita dedicação na fase inicial do projeto. 

Dá trabalho? Sim… mas depois é uma bola de neve! Estando devidamente estruturado e organizado, o seu negócio pode automaticamente gerar rendimentos passivos.

Ler, aprender e implementar!

Pessoalmente gosto muito de ler livros técnicos, livros sobre como é que outras pessoas fizeram, como é que criaram o seu negócio. Gosto de ler, aprender e implementar!

Quando criei a minha primeira empresa comecei a ler livros sobre como é que outros empreendedores tinha criado as suas empresas, livros sobre marketing, sobre indicadores financeiros, etc.

Já tinha a minha empresa de consultoria à 3 anos, quando li o primeiro livro sobre vendas. A verdade, é que o deveria ter feito ao contrário, dessa forma, evitaria a implementação de estratégias que não beneficiaram o crescimento da empresa.

Sou especialmente fã de Tim Ferriss e o livro 4h por semana foi um dos livros que mais me marcou. Fiquei maravilhado com a sua filosofia de negócio: Trabalhar menos… produzir mais!

– Será possível criar um negócio que gere sozinho e de forma automática rendimentos passivos?

– Vou tornar as horas de trabalho e os rendimentos totalmente independentes um do outro?

– Vou conseguir trabalhar apenas 4h por semana?

Trabalhar 4h por semana é um objetivo difícil de alcançar!

A minha ideia nunca passou por trabalhar 4h por semana e ficar inativo durante o resto da semana. Esta filosofia de Tim Ferriss fez me perceber aos 38 anos o que eu realmente queria implementar. Queria que “em 2 anos, o projeto que me ocupava mais tempo, me ocupasse apenas 4h por semana”.

… e o que faço o resto da semana?

Trabalhar 4h por semana na minha empresa de consultoria ambiental, permitiu-me ter mais tempo para desenvolver outras áreas de negócio. E quando essas áreas de negócio estiverem desenvolvidas, quero passar a trabalhar 4h por semana nessas áreas para ter tempo para desenvolver novas.

NOCTULA store – O meu negócio online

Li o livro 4h por semana uns anos antes de ter criado a minha loja online (NOCTULA store) em 2016, e na altura pensei: “Isto é espetacular mas será que eu vou conseguir adaptar esta ideia de negócio à minha realidade?”

Atualmente consigo compreender muitas das indicações de Tim Ferriss, porque consegui implementar muitas das suas dicas e estratégias de negócio no meu próprio negócio online.

Na realidade esta filosofia de negócio não agrada a todos! Já houve várias pessoas que me disseram “sim sim… trabalhar 4h por semana é muito bonito mas é fantasioso“.

Na minha opinião, a maioria das pessoas não tem disciplina para aprender e experimentar procedimentos novos e totalmente diferentes do que estão habituados a fazer.

Quando criei a NOCTULA store também tive dúvidas. A primeira grande questão que todas as pessoas têm quando criam um nova área de negócio é …. mas vou fazer o quê? Vou vender o quê?

No meus workshops muitas pessoas também me questionavam: “… mas como é que decides qual é a tua nova área de negócio?”.

Atualmente tenho uma forma de lidar com as novas áreas de negócio…

“A nova área de negócio é que vem ter comigo!”

Basicamente vou agarrando as oportunidades de negócio à medida que vou implementando procedimentos e estratégias novas na área de negócio que estou a desenvolver no momento.

Deixo-lhe aqui um exemplo:

No final de 2014 recebi um convite para apresentar uma aula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no âmbito dos estudos de fauna e flora, área relacionada com a minha empresa de consultoria ambiental.

Decidi aceitar o desafio mas impus uma condição: pretendia que me dessem a liberdade para abordar os alunos com alguns dos desafios com que estes se debatem quando tentam entrar no mercado de trabalho e partilhar dicas e ferramentas que podem utilizar para se conseguirem destacar dos restantes candidatos.

Foi nesse momento que estruturei e apresentei o primeiro workshop sobre “Como conseguir emprego em 30 dias”

Como surgiu o livro “Como conseguir emprego em 30 dias?”

Durante os meses seguintes surgiram diversas oportunidades e convites para replicar o workshop em várias zonas do país. Durante os workshops algumas pessoas foram-me dizendo: “Era giro ter um manual para nós irmos percebendo o que é que temos de fazer ao longo destes 30 dias, porque depois do workshop já não nos lembramos de todas as dicas”. 

E foi assim que surgiu o livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, agora disponível em português (versão papel e ebook), em inglês (versão papel através da AMAZON e ebook) e ainda em versão Português do Brasil, através da Editora RUMO (disponível nas livrarias Saraiva e Cultura).

Como surgiu a venda online de currículos e cartas de apresentação editáveis em Word?

Quando comecei a escrever o livro decidi que no fim cada capítulo do livro iria deixar um link, que direciona os leitores diretamente para o site www.emprego30dias.com, mais especificamente, para um artigo que aborda cada capítulo do livro.

Quando cheguei ao capítulo 20, onde abordo questões sobre como elaborar um currículo e carta de apresentação, queria direcionar os leitores para um artigo onde pudessem encontrar algumas sugestões de modelos de currículo editáveis em Word.

Se acompanhas o meu trabalho, sabes que defendo que os candidatos para se destacarem e se diferenciarem da multidão têm que trabalhar a sua marca pessoal. E têm de o fazer desde logo como o seu modelo de CV, que não deverá ser igual a todos os outros.

Nos workshops alguns participantes foram me dizendo: “Ok, tu dizes que na maioria das situações não devemos utilizar o modelo europeu de currículo, então que modelo devemos utilizar?”.

Eu respondia: “tens de elaborar o teu modelo de currículo”, mas muitos diziam-me que não sabiam como fazer. Foi nessa altura que decidi criar alguns modelos de CV criativos e totalmente editáveis em Word.

Depois de criar vários modelos editáveis, achei que deveria ter um espaço online onde os pudesse vender… assim surgiu a NOCTULA store, que atualmente para além de disponibilizar vários modelos de CV e cartas de apresentação e cartões de visita, também dispõe de vários modelos editáveis para empresas.

Mais tarde criei ainda NOCTULA store em Inglês e em Espanhol.

Um desafio levou ao outro. Uma oportunidade de negócio levou a outro negócio!


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Veja aqui a nossa Política de Privacidade.