Uma das melhores formas de aprender e atingir o sucesso é através da leitura, principalmente lendo livros inspiradores de pessoas que tenham uma carreira ou um estilo de vida que nós gostaríamos de ter.
No seguimento da dica “Leia um destes livros sem pagar“, onde apresentei alguns exemplos de livros e autores que me marcaram, venho agora deixar-lhe uma lista com os 10 livros inspiradores que podem mudar a sua forma de trabalhar e a sua forma de encarar a vida e o dia a dia.
1 – Networking de Filipe Carrera
Um livro que o autor defende como o guia para a “sobrevivência profissional”. Nele encontrará vários truques muito simples que deverá utilizar para ter sucesso através das redes de contactos. Mais uma vez, “não interessa saber fazer, interessa ter o contacto de quem sabe!”
2 – Nunca almoce sozinho de Keith Ferrazzi e Tahl Raz
Quantas vezes está numa cidade durante vários dias em reuniões sucessivas ou à procura de novas oportunidades e passa as refeições totalmente sozinho?
Segundo o autor deste livro: “a dinâmica de uma rede de contactos assemelha-se à de um aspirante a estrela de Hollywood: a invisibilidade é um fim pior que o fracasso.” O mesmo acontece quando está no intervalo de um evento… Keith Ferrazzi defende que “os intervalos não são altura para fazer um intervalo. Os intervalos são a altura em que o verdadeiro trabalho entra em ação numa conferência”.
3 – Janelas de oportunidade de Carlos Domingos
Um livro inspirador onde são apresentadas as ideias que deram origem ao que hoje conhecemos como “grandes empresas”.
Sabia que o YouTube surgiu como um site de encontros amorosos? Ou que o McDonald’s é, na verdade, um grande negócio imobiliário?
4 – Rework de Jason Fried e David Heinemeier Hansson
O trabalho árduo, a urgência das coisas e as reuniões intermináveis… está tudo errado!
Se pretende ler este livro e não está recetivo para mudar radicalmente a sua forma de pensar e a sua forma de trabalhar, não o leia porque vai ficar certamente muito irritado.
“Ignore o mundo real”, “Vá dormir” e “As suas estimativas não valem nada!” são alguns dos capítulos deste livro que, pessoalmente, considero brilhante.
5 – O monge que vendeu o seu Ferrari de Robin Sharma
O livro que conta a história de um duro e famoso advogado, totalmente viciado em trabalho, que acaba por sofrer um enfarte. Depois deste infortúnio, Julian Mantle decidiu mudar a sua vida para sempre. Um livro inspirador e de autodescoberta!6 – O que o fez chegar aqui, não o leva mais além de Marshall Goldsmith com Mark Reiter
Algum dia sentiu que estagnou?
Por mais que tente, não consegue sair da mesma situação e acha que a culpa não é sua?
Tem que ler este livro para perceber que caiu na armadilha dos 21 hábitos que não o deixarão evoluir…
Pare de “passar a batata quente”, pare de se “recusar a expressar arrependimento”, deixe de estar “agarrado ao passado”, pare de “praticar o favoritivismo”, pare de “inventar desculpas”, pare de “reclamar para si crédito que não merece”… Pare de ler este artigo e leia o livro de uma vez por todas! 🙂
7 –de Zero a Um de Peter Thiel com Blake Masters
Este é um livro recomendado para quem se sente encantado com a criação de algo novo, algo que ainda não existe mas que irá mudar tudo aquilo que conhecemos.
O lendário Peter Thiel, fundador da PayPal e investidor inicial de uma série de empresas que hoje são mundialmente conhecidas (Facebook, LinkedIn e Airbnb, citando apenas algumas) explicou, num pequeno curso na Universidade de Stanford, o modo como repetiu os sucessos ao longo da vida.
Blake Masters era um dos alunos desse curso. Começou por tirar apontamentos e partilhá-los discretamente na Internet mas após milhões de visualizações em poucos dias, teve que pedir autorização a Peter para os poder continuar a publicar.
Este livro nasceu a partir daí… é uma espécie de versão melhorada dos apontamentos de Blake Masters e é sublime no ensinamento da lição mais importante do mundo dos negócios: “pensar pela própria cabeça”.
8 – 4 Horas por Semana de Timothy Ferriss
Li este livro pela primeira vez em 2009, quando fundei a minha empresa de consultoria ambiental (NOCTULA – Consultores em Ambiente). Achei-o brilhante mas na altura fiquei um pouco baralhado com alguns temas, por ainda não perceber a importância de reescrever as regras do trabalho para ganhar tempo e poder desenvolver novas ideias, descansar, ou fazer aquilo que me apetecesse fazer!
Voltei a lê-lo em 2015 e percebi como cresci ao longo dos anos… Em 2009 eu trabalhava mais do que trabalho atualmente e os resultados eram 5 vezes inferiores! Aprendi a abandonar o trabalho árduo, que tanto me incutiram em criança, e comecei a trabalhar de forma mais inteligente e organizada. Contrariamente a alguns comentários que já tive oportunidade de ler, este não é um livro que incita ao ócio, é um livro inspirador que nos faz questionar tudo o que aprendemos.
Apesar de visualmente pouco atrativo, recomendo o blog do Tim Ferriss para novas atualizações sobre os temas apresentados no livro: www.tim.blog.
9 – Essencialismo – Aprenda a fazer menos mas melhor de Greg McKeown
Quem me dera ter lido este livro mais cedo!
“Considera que está constantemente atarefado, mas não é produtivo?”
“Costuma aceder aos pedidos dos outros apenas para agradar ou evitar problemas?”
A nossa vida vai passando, dizemos “Sim” a toda a gente, cada vez temos mais responsabilidades, mais pessoas para satisfazer, mais atenção a dar a quem nos rodeia… e a dada altura reparamos que mergulhámos num caos do qual não conseguimos sair.
O “Essencialismo” é um movimento que nos ensina a identificar as tarefas que são verdadeiramente importantes na vida e a fazer menos mas muito melhor!
10 – Ainda não tive tempo de Gonçalo Gil Mata
Há uns dias li um artigo que referia algo deste género:
“Nunca temos tempo para o que necessitamos de fazer mas arranjamos sempre tempo para corrigir o que ficou mal feito da primeira vez!”
Essa é que é a verdade, por muito que possa custar a admitir!
Neste livro, o autor partilha uma série de dicas práticas e truques para melhorar a sua produtividade diária e deixar de sentir o sufoco da “falta de tempo”.
Admita: na maior parte das vezes, você só não tem tempo para o que necessita de fazer porque passa demasiado tempo distraído com o que não interessa!
Nestes episódios do meu vídeo blog (vlog) falo sobre livros com os meus amigos Ricardo Matias e Paulo Guerra. Veja igualmente os artigos que escrevi sobre esses episódios, onde apresento a lista de livros que referimos em cada vídeo (episódio 2 e episódio 3).
Sugiro que leia igualmente este artigo onde partilho alguns dos livros que mudaram significativamente a minha vida: “Eu deveria ter lido esta lista de livros por esta ordem…“
Se está à procura daquele emprego que tanto deseja, sugiro igualmente que reserve algum tempo para ver este vídeo onde partilho mais de 1 hora e meia de dicas gratuitas. Clique aqui ou clique no vídeo mais abaixo.