Normalmente formamos opinião sobre uma pessoa passados poucos segundos de a termos conhecido.
Sabendo isso, falar com alguém novo pode ser uma situação extremamente stressante.
Felizmente existe uma estratégia muito simples para combater esta ansiedade.
Qual é o truque? Não pense nela como sendo uma pessoa desconhecida.
Veja este pequeno vídeo que criei para si:
Em vez de olhar para quem não conhece como alguém desconhecido, faça aquilo que o orador e autor Nicholas Boothman defende:
“Fale com o “estranho” como se fosse seu tio“ – alguém com quem ficaria feliz por falar e com quem poderá ser você próprio.
Boothman, o autor do livro “Como fazer os outros gostar de si em 90 segundos ou menos“, tem ajudado inúmeras pessoas a ser comunicadores mais eficazes e relaxadas. É uma capacidade que qualquer um pode aprender e implementar nos dois primeiros segundos em que conhece alguém.
“É uma forma incrível de fazer alguém sentir-se confortável a falar consigo, fale com essa pessoa como se já a conhecesse“.
Isso não significa que deva entrar em detalhes sobre a sua vida amorosa, algo que seria provavelmente inapropriado.
Boothman diz que para atingir este conforto em falar com uma pessoa nova é necessário descobrir o que ambos têm em comum. Pode ser algo tão simples como o facto de terem o mesmo modelo de automóvel ou vestirem um casaco da mesma marca.
Investigadores sugerem que encontrar pontos em comum é uma boa estratégia para fazer com que as pessoas gostem de nós. De acordo com a “hipótese de semelhança e atração“, todos temos a tendência para conviver com pessoas semelhantes a nós em alguma coisa.
“No momento em que descobre um ponto em comum, terá uma relação facilitada com essa pessoa“, defende Boothman.
Fonte: Este artigo é uma tradução do artigo escrito por Shana Lebowitz, no site Business Insider.
Leia também: Como fazer networking em eventos?