Quando criar o seu próprio emprego, vai ficar refém daquilo que julga que só você é que sabe fazer!
Durante vários anos, eu tive o mesmo problema… tinha dificuldade em delegar as minhas tarefas porque “só eu é que as sabia fazer!”
Para tarefas onde eu não quero perder tempo ou em tarefas que não necessito de uma solução criativa… o que faço é: implementar rotinas!
Se tem acompanhado o meu trabalho, já deve ter percebido que eu adoro identificar qual é que é o processo, a combinação e a ordem das tarefas que me leva mais rapidamente a conseguir executar tudo o que faço diariamente.
Estou sempre afinar os processos de forma a encontrar o método mais eficiente!
Quando encontro o procedimento mais eficiente, transformo-o numa rotina, numa receita, numa instrução de trabalho… foi assim que eu consegui alavancar o crescimento da minha empresa e garantir que tudo funciona sem mim.
Percebi que só com a criação deste método de trabalho, conseguia delegar, aos meus colaboradores, tarefas que só eu sabia fazer.
Na realidade, tudo aquilo que eu fazia, todas as tarefas que eu considerava como parte de um trabalho técnico ou de um trabalho criativo… na realidade não eram nada disso. Basicamente seguiam uma série de processos que, se fossem bem estruturados e documentados, qualquer outra pessoa os poderia passar a fazer.
Com a implementação deste processo metódico e bem estruturado, passei a dedicar-me ao desenvolvimento de novas áreas de negócio em vez de gastar tempo a gerir o funcionamento dos negócios que já tinha criado!
Sugiro igualmente que leia os seguintes artigos:
- “A teimosia de dizer “eu é que sei” pode ser um entrave para a concretização dos seus objetivos?“
- “Feito é melhor do que perfeito?“
- “O estilo de vida que pretende: Como ganhar mais, com muito menos esforço?“