Fui convidado pelo Francisco Teixeira, responsável pela gestão do BlogHack.pt, para uma conversa informal sobre empreendedores online, desenvolvimento pessoal e estratégias de marketing para impulsionar negócios online.
O Blog Hack é um programa áudio que reúne vários podcasts de empreendedores que desenvolveram negócios online.
Espero que o meu podcast o ajude a impulsionar o seu negócio!
Aqui fica a minha conversa com o Francisco… pode ouvir aqui o episódio completo.
Acha possível ganhar dinheiro através de um negócio online?
Pela minha experiência profissional, SIM. Atualmente tenho vários projetos online que me permitem ganhar dinheiro mesmo quando estou a dormir. 🙂
A questão é: Como é que cheguei a essa fase?
Se está a iniciar o seu negócio online tem de perceber que é um processo que tem de se ir estruturando e implementando aos poucos, com paciência e muita dedicação na fase inicial do projeto.
Dá trabalho? Sim… mas depois é uma bola de neve! Estando devidamente estruturado e organizado, o seu negócio pode automaticamente gerar rendimentos passivos.
Ler, aprender e implementar!
Pessoalmente gosto muito de ler livros técnicos, livros sobre como é que outras pessoas fizeram, como é que criaram o seu negócio. Gosto de ler, aprender e implementar!
Quando criei a minha primeira empresa comecei a ler livros sobre como é que outros empreendedores tinha criado as suas empresas, livros sobre marketing, sobre indicadores financeiros, etc.
Já tinha a minha empresa de consultoria à 3 anos, quando li o primeiro livro sobre vendas. A verdade, é que o deveria ter feito ao contrário, dessa forma, evitaria a implementação de estratégias que não beneficiaram o crescimento da empresa.
Sou especialmente fã de Tim Ferriss e o livro 4h por semana foi um dos livros que mais me marcou. Fiquei maravilhado com a sua filosofia de negócio: Trabalhar menos… produzir mais!
– Será possível criar um negócio que gere sozinho e de forma automática rendimentos passivos?
– Vou tornar as horas de trabalho e os rendimentos totalmente independentes um do outro?
– Vou conseguir trabalhar apenas 4h por semana?
Trabalhar 4h por semana é um objetivo difícil de alcançar!
A minha ideia nunca passou por trabalhar 4h por semana e ficar inativo durante o resto da semana. Esta filosofia de Tim Ferriss fez me perceber aos 38 anos o que eu realmente queria implementar. Queria que “em 2 anos, o projeto que me ocupava mais tempo, me ocupasse apenas 4h por semana”.
… e o que faço o resto da semana?
Trabalhar 4h por semana na minha empresa de consultoria ambiental, permitiu-me ter mais tempo para desenvolver outras áreas de negócio. E quando essas áreas de negócio estiverem desenvolvidas, quero passar a trabalhar 4h por semana nessas áreas para ter tempo para desenvolver novas.
NOCTULA store – O meu negócio online
Li o livro 4h por semana uns anos antes de ter criado a minha loja online (NOCTULA store) em 2016, e na altura pensei: “Isto é espetacular mas será que eu vou conseguir adaptar esta ideia de negócio à minha realidade?”
Atualmente consigo compreender muitas das indicações de Tim Ferriss, porque consegui implementar muitas das suas dicas e estratégias de negócio no meu próprio negócio online.
Na realidade esta filosofia de negócio não agrada a todos! Já houve várias pessoas que me disseram “sim sim… trabalhar 4h por semana é muito bonito mas é fantasioso“.
Na minha opinião, a maioria das pessoas não tem disciplina para aprender e experimentar procedimentos novos e totalmente diferentes do que estão habituados a fazer.
Quando criei a NOCTULA store também tive dúvidas. A primeira grande questão que todas as pessoas têm quando criam um nova área de negócio é …. mas vou fazer o quê? Vou vender o quê?
No meus workshops muitas pessoas também me questionavam: “… mas como é que decides qual é a tua nova área de negócio?”.
Atualmente tenho uma forma de lidar com as novas áreas de negócio…
“A nova área de negócio é que vem ter comigo!”
Basicamente vou agarrando as oportunidades de negócio à medida que vou implementando procedimentos e estratégias novas na área de negócio que estou a desenvolver no momento.
Deixo-lhe aqui um exemplo:
No final de 2014 recebi um convite para apresentar uma aula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no âmbito dos estudos de fauna e flora, área relacionada com a minha empresa de consultoria ambiental.
Decidi aceitar o desafio mas impus uma condição: pretendia que me dessem a liberdade para abordar os alunos com alguns dos desafios com que estes se debatem quando tentam entrar no mercado de trabalho e partilhar dicas e ferramentas que podem utilizar para se conseguirem destacar dos restantes candidatos.
Foi nesse momento que estruturei e apresentei o primeiro workshop sobre “Como conseguir emprego em 30 dias”
Como surgiu o livro “Como conseguir emprego em 30 dias?”
Durante os meses seguintes surgiram diversas oportunidades e convites para replicar o workshop em várias zonas do país. Durante os workshops algumas pessoas foram-me dizendo: “Era giro ter um manual para nós irmos percebendo o que é que temos de fazer ao longo destes 30 dias, porque depois do workshop já não nos lembramos de todas as dicas”.
E foi assim que surgiu o livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, agora disponível em português (versão papel e ebook), em inglês (versão papel através da AMAZON e ebook) e ainda em versão Português do Brasil, através da Editora RUMO (disponível nas livrarias Saraiva e Cultura).
Como surgiu a venda online de currículos e cartas de apresentação editáveis em Word?
Quando comecei a escrever o livro decidi que no fim cada capítulo do livro iria deixar um link, que direciona os leitores diretamente para o site www.emprego30dias.com, mais especificamente, para um artigo que aborda cada capítulo do livro.
Quando cheguei ao capítulo 20, onde abordo questões sobre como elaborar um currículo e carta de apresentação, queria direcionar os leitores para um artigo onde pudessem encontrar algumas sugestões de modelos de currículo editáveis em Word.
Se acompanhas o meu trabalho, sabes que defendo que os candidatos para se destacarem e se diferenciarem da multidão têm que trabalhar a sua marca pessoal. E têm de o fazer desde logo como o seu modelo de CV, que não deverá ser igual a todos os outros.
Nos workshops alguns participantes foram me dizendo: “Ok, tu dizes que na maioria das situações não devemos utilizar o modelo europeu de currículo, então que modelo devemos utilizar?”.
Eu respondia: “tens de elaborar o teu modelo de currículo”, mas muitos diziam-me que não sabiam como fazer. Foi nessa altura que decidi criar alguns modelos de CV criativos e totalmente editáveis em Word.
Depois de criar vários modelos editáveis, achei que deveria ter um espaço online onde os pudesse vender… assim surgiu a NOCTULA store, que atualmente para além de disponibilizar vários modelos de CV e cartas de apresentação e cartões de visita, também dispõe de vários modelos editáveis para empresas.