Praticar desporto contribuiu para o meu sucesso profissional?

image

Quem me conhece vai achar um pouco estranho eu estar a escrever sobre este tema!

No liceu, sempre detestei qualquer tipo de desporto e tentei baldar-me, o máximo que podia, às aulas de Educação Física.

Não havia quem me conseguisse convencer que praticar desporto era importante. Nessa altura, o stress era algo que não me afetava e por isso continuei (até aos 36 anos de idade) a não perceber como é que alguém podia adorar (e ficar viciado) em “sofrer”… sim, era isso que eu associava a qualquer tipo de prática desportiva.

Quando comecei a trabalhar, os meus hábitos de vida mudaram:

– praticamente deixei de andar a pé.

– passei a usar sempre o elevador mesmo, mesmo quando pretendia subir ou descer até ao primeiro andar do escritório.

– Habituei-me a comer muito e em menos de 20 minutos… porque tinha muitas coisas para fazer!

– Comecei a passar 10 a 12 horas por dia sentado no escritório, em viagens de carro, etc…

Comecei a ter lombalgias 2 a 3 vezes por ano. Toda a gente me dizia para ir ao médico mas que isso era normal… já que estava a caminho dos 40 anos!

Sentia as calças apertadas na cintura e por isso comecei a desapertá-las sempre que estava sentado (no escritório, no carro, em casa)… só estava confortável quando vestia o pijama tamanho XL que me tinham oferecido no Natal!

Tive que comprar roupa nova, porque a roupa que tinha deixou de me servir, e fiquei chocado quando verifiquei que já tinha aumentado dois tamanhos nas calças

Com apenas 1.70 metros de altura, em 2014 já estava a pesar 82 kg (cerca de 12 kg acima do que a minha médica de família me recomendava).

Sentia-me cansado e pouco produtivo mas nem imaginava o que estava para acontecer: no espaço de um mês, desmaiei 2 duas vezes (assim, sem razão aparente!).

Naquele momento percebi que não estava a tratar bem de mim… nem do meu corpo nem da minha mente.

Tentei praticar Yoga. Apesar de gostar de todos os exercícios de respiração, tentar realizar uma posição tão simples como a “saudação ao Solera um grande desafio para as minhas costas e para a minha barriga (com a sua grande distensão abdominal).

Fartei-me de aceitar que estava a ficar velho (como todos os amigos me diziam) e, no dia 11 de maio de 2014, decidi comprometer-me a cumprir um desafio de 100 dias consecutivos de corrida (5 km por dia). Para me obrigar a não desistir, partilhei uma selfie diariamente no Facebook.

Na imagem seguinte, mostro algumas selfies que registei deste desafio, que comecei com 82 kg e terminei com 74 kg (apesar de 1 kg ser quase o peso da barba que entretanto já tinha crescido!) 🙂

Pedro Silva-Santos - 100 dias de corrida

(clique na imagem para aumentar)

A influência da prática desportiva no desenvolvimento da atividade profissional

Está comprovado, pela ciência, que praticar desporto de forma correta é uma atividade que faz bem ao corpo e à mente. Existem muitas atividades disponíveis para colocar em prática… algumas são ideais para tirar um pouco do stress que o trabalho pode gerar e outras podem contribuir para um melhor desempenho profissional.

SurfAtividade desportiva para relaxar a mente 

surf, por exemplo, é um desporto muito praticado no litoral de Portugal. Esta atividade desportiva é o motivo perfeito para sair do escritório, ficar longe dos edifícios por algumas horas e relaxar a mente. O contacto natural com a água ajuda o corpo a relaxar, contribuindo para o aumento da concentração e dos reflexos. Para os mais velhos, esse desporto também auxilia na coordenação motora.

NataçãoContribui para o desenvolvimento da atividade muscular

Outra atividade que é perfeita para relaxar e acalmar, é a prática de natação. Este desporto é mais acessível e fácil de aprender do que o surf e contribui  ativamente para o desenvolvimento da atividade muscular.

Caminhadas – Ajudam a diminuir o stress

De acordo com um estudo da Universidade de Essex, as caminhadas são excelentes para a saúde mental, melhoram o humor e a autoestima. Mas não é preciso exagerar… com cerca de 30 minutos, todos os dias, é possível sentir as vantagens das caminhadas no organismo.

Clique aqui para conhecer alguns locais, em Portugal, onde tenho certeza que vai adorar fazer caminhadas.

Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que o nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos visuais, táteis, sonoros ou olfativos“, afirma Paulo Correia, que trabalha com fisiologia em São Paulo (Brasil).

Além disso, as caminhadas também ajudam a melhorar a vida profissional através da diminuição das insónias.

Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, quem caminha frequentemente raramente sofre de insónias e, consequentemente, raramente sente sonolência no dia seguinte”, afirma Paulo Correia.

Poker – Modalidade estratégica que desenvolve o raciocínio

Sim… o Poker também é um desporto! É um desporto mental que pode ajudar imenso na vida profissional. Esta modalidade estratégica desenvolve o raciocínio, o que indiretamente nos ajuda a aprender a tomar decisões nas situações mais complicadas.

Uma vantagem do Poker em relação a outros desportos é que pode ser praticado na mesa de casa ou do escritório. Atualmente é muito popular online, havendo inclusivamente vários sites que ensinam a prática deste desporto, como por exemplo o PokerNews, um site que mostra como jogar poker online.

Para a empresária Julia Zimmermann, o Poker é igualmente interessante para se preparar para a entrevista de emprego.

 

O Poker é um desporto muito estratégico… e as sessões de recrutamento não deixam de ser um jogo de estratégia

 

Basquetebol – O desporto ideal para o desenvolvimento do trabalho em equipa

Se criou o seu próprio emprego e pretende desenvolver uma maior capacidade de trabalho da sua equipa, o basquetebol pode ser um desporto muito interessante.

Sendo um desporto praticado por 5 pessoas de cada equipa, o basquetebol é um jogo em que é necessário ajudarmos os parceiros de equipa o tempo inteiro, de forma a termos melhores oportunidades de vencer.

 

“Saber trabalhar em equipa é um primeiro e importante passo para atingir o sucesso, tanto no plano desportivo como corporativo”

 

Nunca mais vou subestimar o valor de praticar desporto!

Seja por diversão ou com o objetivo de melhorar a performance profissional, praticar um dos desportos que referi anteriormente vai contribuir de forma muito positiva para o desenvolvimento da sua vida pessoal e da sua atividade profissional, não tenho dúvidas disso!

A minha vida melhorou imenso desde que comecei a praticar desporto.

Aproveito para terminar este artigo com a foto seguinte… 🙂

Evolução do Pedro Silva-Santos desde 2014

(clique na imagem para aumentar)


Já conhece o livro “Como conseguir emprego em 30 dias”?

 Se pretender, poderá adquiri-lo aqui, no formato que mais lhe agradar.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Pretende assistir a um dos próximos workshops sobre como “Conseguir emprego em 30 dias”? Veja aqui em que cidades vou estar a apresentar o livro.

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Share on StumbleUponPin on PinterestBuffer this pageEmail this to someone