Porque é que há tão poucos audiobooks em português?

image

Vencer, de Jack Welch com Suzy Welch, foi um dos primeiros audiobooks que comprei (em 2011), juntamente com a versão do livro em papel.

Como o livro tinha 373 páginas, decidi experimentar ouvir os 3 CDs (cerca de 4 horas de conteúdo falado).

Ouvi parte do conteúdo durante algumas viagens de carro e outra parte no meu computador portátil, esticado no sofá e com auscultadores para não “incomodar” ninguém. 🙂

Fiquei completamente viciado… parecia que estava a voltar à infância, àquela altura em que os nossos pais contavam uma história antes de adormecermos!

Uma vez que o audiobook “Vencer” foi narrado em português, não tive o prazer de ouvir as histórias contadas diretamente pelo próprio autor do livro.

Depois de assimilar todo o conteúdo deste fantástico audio livro, decidi que queria continuar a deixar que me lessem livros principalmente durante a execução de tarefas que não requeriam grande concentração mental da minha parte.

Contudo, tive uma grande desilusão!

A lista de audiobooks em português é muito limitada

Depois de pesquisar no Google termos como “audiobooks em português” e “audiobooks para download“, apercebi-me que praticamente ninguém publicava livros neste formato.

Mesmo na atualidade, se pesquisarmos o termo “audiobook” no site da Wook.pt, encontramos esta pequena lista de títulos disponíveis. Na site da Audible (uma empresa que pertence à Amazon), os resultados são um pouco melhores (cerca de 109 títulos até à data de hoje) mas a grande maioria dos audio livros disponíveis são apresentados em Português Brasileiro.

Se um dia lançar um livro, hei-de lançar igualmente o audiobook!

Passei a ouvir audiobooks em inglês mas prometi a mim mesmo que “se um dia lançasse um livro, iria lançar igualmente o audio livro!” E queria ser eu próprio a narrar o audio livro.

… e não é que, fruto de uma brincadeira, acabei por lançar (em 2016) o livroComo conseguir emprego em 30 dias“, em papel, PDF e ePUB!?

O lançamento deste livro transformou a minha vida por completo e levou-me a fazer palestras em todo o país!

Então, e o audiobook que prometeste?

Cerca de um ano após o lançamento do livro “Como conseguir emprego em 30 dias“, comecei a ouvir uma voz interior (ainda mais chata do que eu próprio!) a dizer:

Prometeste, agora tens que cumprir.

No final de abril de 2017 comecei a fazer os primeiros testes, em direto no Facebook, para ver qual era a reação das dezenas de milhares de pessoas que seguiam a página Facebook do livro.

Aqui fica o vídeo, gravado em direto no Facebook, que me permitiu perceber o que tinha que acautelar durante as gravações do audiobook, tanto para os ouvintes portugueses como para os ouvintes do Brasil, que apesar de falarem português avisaram-me (em direto!) que não me iriam perceber nada se eu optasse por falar muito rapidamente:

Como foi o processo de criação do audiobook?

Passei as 11 semanas seguintes a experimentar gravar, editar, produzir… voltar a gravar, voltar a editar, testar o som em vários dispositivos…

A meio deste processo, voltei a fazer um vídeo em direto para o Facebook para mostrar a todos os meus seguidores como este processo era moroso, e por vezes entediante! 🙂

Cerca de 2 meses e meio depois da primeira experiência em direto no Facebook…

… consegui lançar finalmente o audiobook “Como conseguir emprego em 30 dias”, totalmente narrado por mim… com o cunho pessoal que tenho vindo a desenvolver nos workshops/palestras sobre este tema.

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias - quadrado

Aqui fica um vídeo onde apresento uma pequena parte do capítulo 1 deste audio livro, e onde chamo a atenção para o cuidado que os candidatos deverão ter… mesmo ao nível do e-mail que usam para enviar as suas candidaturas!

Como produzir um audiobook?

Já pensou em criar um audiobook e não sabe como pode fazê-lo, sem necessitar de recorrer a uma Editora, a um Produtor ou a um Engenheiro de Som?

Se pretender que eu escreva um artigo, no meu blog pessoal, sobre a forma como gravei, editei e produzi o audiobook “Como conseguir emprego em 30 dias”, partilhe comigo as suas dúvidas por e-mail: info@emprego30dias.com.

Se eu receber vários comentários, prometo escrever um artigo completo sobre “como criar um audiobook em casa“. 🙂


Pretende assistir a um dos próximos workshops gratuitos sobre o tema “Como conseguir emprego em 30 dias”? Veja aqui em que cidades vou estar a apresentar o livro.

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on StumbleUponBuffer this pagePrint this pageEmail this to someone