O meu livro foi “abandonado” nos transportes públicos do Brasil – Leitura no Vagão

image

Quando lancei o meu livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, em março de 2016, decidi começar a “abandonar” alguns exemplares em várias cidades de Portugal.

O processo era sempre o mesmo. Colocava um post-it na capa do livro com a seguinte indicação:

Deixei este livro aqui propositadamente para si… espero que lhe seja muito útil!

Depois de cada “abandono”, registava uma foto do local onde tinha deixado o livro e partilhava-a nas redes sociais.

No descritivo dessa foto, apenas referia em que cidade é que tinha feito o “abandono” desse exemplar do livro mas não revelava pormenores sobre o local.

Havia sempre alguém que reconhecia o local através da fotografia que eu partilhava! 🙂

As reações foram incríveis…

Decidi passar a fazer vídeos em direto para o Facebook cada vez que “abandonava” um novo exemplar do livro.

A reação a esta nova iniciativa foi tão espetacular que, em jeito de brincadeira, houve um amigo que me sugeriu um excelente título para um novo livro… Ora veja: 😊

Um ano depois, em 2017, tive conhecimento de um projeto de incentivo à leitura no Brasil (em curso desde 2014). Esse projeto chama-se “Leitura no Vagão” e apesar de ter começado nas carruagens do metro de São Paulo, rapidamente foi replicado noutro tipo de transportes públicos e noutras cidades como por exemplo o Rio de Janeiro, Distrito Federal e até já chegou a Santiago no Chile. Incrível, não é?

O projeto foi criado por Fernando Tremonti, um brasileiro que, como tantos outros, passava cerca de 40 minutos de manhã nos transportes públicos para ir para o trabalho e mais 40 minutos, ao final do dia, para voltar a casa.

Já nessa altura, o Fernando tinha dificuldade em perceber porque é que os seus amigos se queixavam que não tinham tempo para ler mas, quando entravam nos transportes públicos, a primeira coisa que faziam era… pegar no telemóvel (celular, no Brasil).

Então, o Fernando decidiu pegar nos livros que tinha em casa e fazer-lhes pequenas personalizações: colocou umas etiquetas na capa e uns separadores (folders, no Brasil) dentro de cada livro, carimbou algumas páginas e… começou a deixar livros por onde passava.

… e foi assim que nasceu o projeto “Leitura no Vagão”, um projeto que distribui livros gratuitamente em pontos estratégicos para que as pessoas possam aproveitar de forma produtiva o seu tempo.

As pessoas podem levar os livros para casa e, quando terminam a leitura, deverão voltar a abandonar o exemplar do livro nos transportes públicos para que outra pessoa possa desfrutar da leitura.

O que decidi fazer?

Como me identifiquei muito com a filosofia que está subjacente a este projeto, decidi doar vários exemplares do meu livroComo conseguir um emprego em 30 dias”, publicado em português do Brasil (em julho de 2018) pela RUMO Editora.

Fiquei a saber que aceitam doações de livros (de pessoas individuais e dos próprios autores), doações financeiras, etiquetas para colocar nos livros, etc…

O projeto já tem mais de 13 mil seguidores no Instagram, mais de 11 mil no Twitter e mais de 28 mil no Facebook.

Decidi escrever este artigo para partilhar consigo a alegria que sinto neste momento, por poder participar neste projeto fantástico e por ver que as dicas que partilho no meu livro agora também já podem servir de inspiração às pessoas que procuram emprego no Brasil.


Outros artigos que lhe podem interessar:


Livro “Como conseguir emprego em 30 dias”?

O livro “Como conseguir emprego em 30 dias” pretende ser um manual para auxiliar quem está à procura de emprego. Está estruturado de forma a que que possa comprometer-se a cumprir um desafio de 30 dias consecutivos, trabalhando num único tema por dia.

Se pretender, poderá adquiri-lo aqui, no formato que mais lhe agradar.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Masterclass online
"EMPREGO 30 DIAS"
30 Dias | 30 Passos | 30 Atitudes
O que vai conseguir com este Masterclass?
1º - Aquele emprego (em 30 dias)
2º - Uma carreira de sucesso (em 30 passos)
3º - O estilo de vida que pretende (em 30 atitudes)
100% online - Sem Horários
... esta turma abre em breve!
Faça parte do meu grupo privado e receba conteúdos exclusivos por e-mail

Após o registo, todos os membros deste grupo recebem gratuitamente um modelo de currículo (editável em Word) e alguns capítulos (em PDF) do meu ebook "Como conseguir emprego em 30 dias".