O que colocar no currículo enquanto não tem experiência profissional?

image

Acabou de ler um anúncio de emprego para o seu trabalho de sonho… mas há apenas um pequeno problema: ainda não tem qualquer experiência profissional relevante e por isso não sabe o que deverá colocar no currículo.

Não se preocupe!

Toda a gente começa a sua vida profissional sem qualquer tipo de experiência. Apenas precisa que alguém lhe dê uma primeira oportunidade para brilhar.

Há alguns truques que pode usar para melhorar o seu currículo, mesmo não tendo experiência profissional.

Em vez de utilizar a primeira parte do currículo para descrever a experiência profissional (que não tem!), comece por identificar as suas capacidades mais relevantes.

Deverá estar a pensar: “Mas quais são as minhas capacidades mais relevantes?!

 

De certeza que tem ótimas capacidades e experiências que pode referir! Tem que haver uma razão pela qual considera que será a pessoa indicada para aquele trabalho de sonho!

Experiências desenvolvidas em projetos académicos, voluntariado ou projetos paralelos que tenha realizado a nível pessoal são opções a considerar.

Não cometa o erro de considerar apenas experiências que apenas tenha tido a tempo inteiro ou que tenham sido pagas. Pode criar uma secção “Projetos”, na qual descreve o trabalho tal como se fosse experiência profissional, com o mesmo tipo de formatação.

Sugiro que use um modelo de currículo InfoGráfico porque não o obriga a escrever muita informação (que nesta fase também não tem!) 🙂

curriculo-editavel-infografico

Faça uma carta de apresentação entusiástica!

A carta de apresentação deverá conseguir ligar as suas paixões e experiências à área de atuação da empresa à qual se está a candidatar.

Apresente uma carta de apresentação forte e cativante, faça networking e não tenho dúvidas que vai despertar o interesse de um recrutador muito em breve!

Não se esqueça de escrever um texto cativante que mostre paixão pela área a que se está a candidatar.

Aqui fica um exemplo do que não deve escrever na carta de apresentação e um texto tipo que certamente servirá de inspiração… Se preferir, veja o vídeo que criei sobre este tema:


Carta de apresentação banal (a evitar!):

Caro Diretor de Recursos Humanos,

Estou a escrever esta carta para me candidatar à posição de esteticista na empresa…


Carta de apresentação cativante (para adaptar!):

Olá,

Lembro-me da altura em que a minha mãe ficava irritada por lhe gastar os vernizes, mas não havia volta a dar… as minhas bonecas tinham que “andar” sempre com as unhas pintadas!

Com o tempo, deixei as bonecas e passei a pintar as unhas das minhas amigas na escola. Como diziam que tinha imenso jeito, comecei a dedicar-me ainda mais. Quando dei conta até já pintava as unhas das vizinhas.

No final de cada manicura, fazia-lhes sempre uma massagem relaxante, com um creme todo cheiroso, o que as deixava muito satisfeitas, e eu ficava ainda mais feliz!

O gosto pelas massagens, em conjunto com a vontade de arranjar as unhas, não se tornou apenas um mero ‘’hobbie’’, mas sim, o futuro que eu idealizei.

Assim, decidi ser esteticista, o que me permitiu aprender e desenvolver técnicas de massagens, tratamentos faciais, tratamentos corporais, etc…

Sigo com regularidade e entusiasmo as notícias que o vosso centro de estética partilha nas redes sociais, e nem queria acreditar quando descobri que pretendem recrutar uma nova esteticista.

Tenho disponibilidade imediata para conversar consigo, e para lhe mostrar de que forma posso ajudar o seu centro de estética a ser o favorito em toda a cidade.”

Sugiro que use um destes modelos de carta de apresentação editáveis e totalmente personalizáveis em Word:

Carta de apresentação editável em Word

Está atualmente desempregado?

Encare essa situação como um momento em que grandes oportunidades poderão surgir.

Não desespere, descubra o que fazer quando se está desempregado e quais os segredos para criar um currículo impressionante!

Fonte: The Muse


Este é um dos temas que discuto detalhadamente no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on StumbleUponBuffer this pagePrint this pageEmail this to someone