Verifique como está a sua presença na Internet

image

O seu nome na Internet

Quando pesquisa o seu nome num motor de busca, por exemplo, no Google, que resultados obtém?

Conseguirá alguém confirmar informações sobre si nos resultados apresentados na primeira página de uma pesquisa rápida?

Quem pesquisar o seu nome no Google certamente que pretende ler “coisas” escritas por si ou sobre si. Contudo, é provável que também encontre comentários agressivos que tenha escrito num fórum, num blog ou no Facebook.

Então!? Quando pesquisa o seu nome no Google, quais são os primeiros resultados que obtém?

Não desespere! É muito provável que a primeira pesquisa não lhe mostre aquilo que esperava!

Antes de avançar, veja um pequeno vídeo que preparei sobre este tema:

O seu e-mail

Agora tente pesquisar o seu e-mail no Google!

Os resultados são melhores ou são ainda mais deprimentes? Este exercício rápido permite perceber como está a sua presença no mundo digital, se a mesma é relevante e se tem potencial para o ajudar a conseguir um emprego, novos negócios, etc…

Defina o seu “nome profissional”

A maior parte das pessoas que conheço têm um nome extremamente vulgar, o que torna difícil destacarem-se na Internet. Eu senti essa dificuldade quando comecei a trabalhar a minha marca pessoal. O meu nome completo é Pedro Miguel da Silva Santos.

Pedro Miguel” deve ser uma das combinações de nomes próprios mais explorada de todos os tempos, competindo com outras combinações de topo, como “José António”, “Ana Maria”, etc…

“Silva” e “Santos” são nomes de família totalmente banais em Portugal e por isso, senti que o meu nome estava condenado ao fracasso logo à partida. Contudo, decidi testar uma combinação dos nomes de família, unindo-os com um hífen e o resultado foi: “Pedro Silva-Santos”.

Desde então, tenho uniformizado a forma como escrevo o meu nome em todo o lado e isso tem-me permitido aparecer nos primeiros resultados das pesquisas em motores de busca, sempre que alguém procura “Pedro Silva-Santos”.

Verifique-como-esta-a-sua-presença-na-Internet

Repare que eu também podia ter pensado na combinação “Miguel da Silva”, esquecendo o meu primeiro e último nome, ou podia optar por utilizar apenas “Silva Santos” o que, na minha área profissional até fica com grande estilo quando o juntamos com o título: “Eng.º Silva Santos”!

Escolha uma combinação simples e chamativa para o seu “nome profissional”.

Defina corretamente o seu e-mail

Depois de pensar no seu “novo” nome, escolha a melhor combinação disponível para o seu e-mail profissional. Não crie algo como Silva97@…, uma vez que não faz qualquer sentido.

Pense. Alguém vai pesquisar “Silva 97” no Google?

Caso não tenha um e-mail institucional baseado no domínio de uma empresa, pode utilizar o Gmail, pois é uma plataforma credível e de grande capacidade. Para além disso, ao abrir uma conta de e-mail nesta plataforma, é automaticamente criado um perfil na rede social Google+.

Se não tiver muitas opções disponíveis para o e-mail, pode encurtar o nome que pretende utilizar. No meu caso, seria normal ter um e-mail do tipo pedro.silva-santos@… No entanto, reconheci que era demasiado extenso e complexo e que teria muitas dores de cabeça a soletrá-lo ao telefone, a escrevê-lo, etc… Assim, decidi encurtar o e-mail para pedross@…

Um e-mail mal escolhido

Nunca mais me vou esquecer de uma candidatura espontânea que recebi há uns anos, de uma recém-licenciada que queria trabalhar numa das minhas empresas.

O currículo era bastante credível mas o e-mail com que ela se apresentava era, no mínimo, caricato: ratinha69@…! Obviamente que não vou partilhar aqui o contacto completo mas posso dizer o que aconteceu a seguir… Pesquisei aquele e-mail no Google e encontrei fotos explícitas num blog a pedir “muita ação”!

Se estivéssemos a recrutar colaboradoras para um restaurante erótico, aquela candidata tinha os atributos certos e até já tinha uma base de fãs bastante grande! Contudo, não estávamos a recrutar para esse fim e por isso, como devem imaginar, esse currículo nem sequer chegou a ser arquivado na nossa base de dados.

Sugiro que veja este vídeo que divulguei recentemente sobre este tema… 🙂

 

Uma fotografia de capa no Facebook mal escolhida 

Vejo regularmente perfis no Facebook que têm fotos de capa hilariantes. Esta é uma dessas fotos!

Apesar de ser algo com piada, principalmente entre amigos, acredite que terá um impacto fortemente negativo no recrutador caso este decida pesquisar o seu nome, ou e-mail, no Facebook após receber o seu currículo.

Sugiro que evite este tipo de fotos de capa nas redes sociais.

Foto Mural Facebook

Aqui fica um pequeno vídeo que divulguei recentemente sobre alguns cuidados que deverá ter com o seu perfil no Facebook… 🙂

 

A sua fotografia e a presença na Internet

Para finalizar este tema, depois de uniformizar a forma como o seu nome e e-mail aparecem escritos, deve escolher uma única fotografia que passará a utilizar em todas as plataformas digitais, nos seus cartões pessoais, no seu currículo, etc.

O facto de uniformizar a imagem com que se apresenta, facilitará a sua identificação nas várias plataformas.

Inicialmente eu tinha esta fotografia nas redes sociais e nos meus cartões de visita:

01-Pedro-Silva-Santos-foto-de-praia

Quando entregava os meus cartões de visita, com esta fotografia de praia, o riso tomava de assalto o início de qualquer reunião.

Mais tarde decidi alterar a fotografia com que me apresentava, para não parecer que me estava a candidatar a um salão de massagens ou ao cargo de nadador-salvador.

Veja este vídeo antes de finalizar a leitura deste artigo:


Este é um dos temas que discuto detalhadamente no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on StumbleUponBuffer this pagePrint this pageEmail this to someone