Como escrever a carta de despedimento? Ou será “carta de demissão”?

image

Se não está contente com o seu emprego atual, surgiu uma oportunidade de mudança e o seu objetivo é despedir-se a curto prazo, há algumas coisas que deve saber antes de dar início a este processo.

Carta de despedimento ou carta de demissão?

A palavra “despedimento” aplica-se quando a rescisão do contrato é unilateral e é efetuada pela entidade empregadora. Se a decisão de deixar o emprego é do colaborador, deverá utilizar a palavra “demissão“.

Antes de continuar a ler, veja o vídeo que preparei sobre este tema:

 

Mesmo quando a relação entre a entidade empregadora e o colaborador é excelente, e o assunto da demissão é abordado de forma clara e aberta, é necessário que formalize a sua intenção de cessar o contrato. Para isso, tem que escrever a sua carta de demissão e enviá-la à entidade empregadora dentro de determinados prazos legais.

Demissão com e sem justa causa?

Se pretende demitir-se com base em argumentos que configuram uma justa causa (e.g. se a entidade empregadora deixou de lhe pagar), poderá rescindir o contrato sem aviso prévio. Nos restantes casos, deverá respeitar os prazos que a lei estipula como aviso prévio. Caso contrário, será obrigado a pagar uma indemnização à entidade empregadora.

Número de dias de aviso prévio

Contratos de trabalho sem termo

  • Contratos com menos de 2 anos – 30 dias de aviso prévio;
  • Contratos com mais de 2 anos – 60 dias de aviso prévio.

Cessação de contratos de trabalho a termo incerto

  • Contratos com menos de 6 meses – 15 dias de aviso prévio;
  • Contratos entre 6 meses e 2 anos – 30 dias de aviso prévio;
  • Contratos com mais de 2 anos – 60 dias de aviso prévio.

Cessação de contratos de trabalho a termo certo

  • Contratos com menos de 6 meses – 15 dias de aviso prévio;
  • Contratos com mais de 6 meses – 30 dias de aviso prévio.

 

Como enviar a carta de demissão?

Envie a sua carta de demissão à entidade empregadora, com base nos prazos que referi anteriormente, por correio registado e com aviso de receção.

Não envie a sua carta de demissão por e-mail.

Demita-se mas… não feche portas!

Quando eu era pequeno, o meu pai decidiu demitir-se do seu emprego para emigrar alguns anos. Houve algo que o meu pai fez muito bem:

Não fechou portas! Demitiu-se de forma amigável.

Alguns anos depois, o meu pai decidiu que não queria voltar a emigrar, porque não queria estar longe da família, e voltou a “bater à porta” do antigo empregador.

Foi recebido de braços abertos e voltou a ocupar o mesmo cargo que tinha antes de emigrar.

Porquê!? Porque não fechou portas!

Atualmente, toda a gente se conhece… toda a gente troca e-mails e fala facilmente através das redes sociais e por isso, quando se demitir, faça-o de forma amigável, não feche portas porque…

… nunca se sabe como será o dia de amanhã!

O que deverá escrever na carta de demissão?

Aqui fica um exemplo de carta de demissão de um colaborador com contrato a termo certo que estava ao serviço da entidade empregadora há mais de 6 meses:

Dados Pessoais do Colaborador
(nome e morada completos)

Dados da Entidade Empregadora
(nome e morada completos)

A sua cidade, 18 Setembro de 2017

Assunto: Rescisão de Contrato

Exmos. Senhores,

Venho, por meio desta carta, informar-Vos relativamente à intenção de rescindir a ligação contratual que me liga à Vossa empresa.

A rescisão do meu contrato tornar-se-á efetiva a partir do dia 19 de outubro de 2017, o que significa que estou a cumprir com a obrigação legal de Vos informar relativamente à minha rescisão de contrato, a termo certo, com uma antecedência mínima de 30 dias.

Relembro também que os valores relativos aos subsídios de Natal e de férias devem ser-me ressarcidos no final do contrato, na proporção relativa aos dias em que trabalhei.

Durante o período em que estive ao serviço da Vossa empresa, tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa altamente profissional, o que me proporcionou uma excelente evolução profissional. Por essa razão, agradeço todas as oportunidades que me foram dadas.

Sem qualquer outro assunto, deixo os meus cumprimentos.

(Nome e Assinatura do Colaborador)

Carta de despedimento ou demissão-rescisão de contrato

NOTA: Poderá utilizar um destes modelos de carta de apresentação (editáveis em Word) para escrever a sua carta de demissão. Contudo, não se esqueça de alterar o cabeçalho do documento para “Carta de rescisão contratual”! 🙂

Antes de enviar a carta de demissão deverá mostrá-la a alguém?

Caso tenha dúvidas acerca dos prazos a cumprir e se deve, ou não, incluir determinadas condições na sua carta de demissão, sugiro que se dirija a um balcão da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho).


Encontrará mais dicas sobre emprego no livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Não seja egoísta... Partilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on StumbleUponBuffer this pagePrint this pageEmail this to someone