Comentário de um ex-desempregado… é por isto que faço o que faço diariamente!

image

Recebo regularmente e-mails e mensagens dos leitores do meu livro e dos participantes dos workshops “Como conseguir emprego em 30 dias” mas este texto comoveu-me... é por isto que faço o que faço diariamente!


Estive desempregado durante mais de um ano e perdi a conta ao número de currículos e candidaturas espontâneas que enviei.

Durante meses, sempre que via uma vaga de emprego na Internet, nas redes sociais ou na lista do Centro de Emprego, enviava imediatamente o meu currículo e a minha carta de apresentação. Acredito que devo ter sido o primeiro candidato a apresentar o currículo em grande parte dessas situações e por isso não percebi porque é que os recrutadores nunca me chamaram para uma entrevista de emprego nem se deram ao trabalho de me responder. Deveriam tê-lo feito… nem que fosse para dizer que tinham recebido a minha candidatura espontânea mas não estavam a recrutar novos colaboradores.

No Facebook, integrei quase todos os grupos de emprego e foi aí que percebi que não estava sozinho: Ninguém recebia um contacto por parte dos recrutadores se não fosse chamado para uma entrevista.

Cheguei a chamar nomes bem feios aos recrutadores e às suas mães! Não me conseguia conformar: as pessoas merecem o mínimo de respeito e por isso todos os candidatos deveriam receber alguma resposta, nem que fosse por mera cortesia… afinal, somos humanos, não somos lixo!

Um dia, vi um cartaz, com letras azuis, que anunciava: “Como conseguir emprego em 30 dias”.

Esse cartaz anunciava um workshop de alguém que tinha um ar pouco convencional. O que eu me ri… Deveria ser mais um aproveitador a tentar vender a “banha da cobra” aos desesperados, como eu, que já estavam prestes a baixar os braços.

Falei nisso à minha esposa, à hora de jantar, decidimos pesquisar o orador na Internet (Pedro Silva-Santos) e encontrámos um artigo escrito por ele, a gozar com ele próprio e com todas as coisas que lhe aconteceram na vida. O artigo, em jeito autobiográfico, roçava o ridículo mas levou-nos a querer ler mais e a ver alguns dos vídeos que ele tinha criado com dicas para ajudar quem estivesse à procura de emprego.

O que ganharia aquele orador ao fazer workshops por todo o país e a divulgar vídeos gratuitamente na Internet?

Ríamos e olhávamos um para o outro… A minha esposa disse: “Vamos ver o que ele tem para dizer nesse workshop?”

Entre o receio de nos desiludirmos e o pavor de estar a participar num evento que pudesse pertencer a uma seita, decidimos arriscar.

Fomos ao workshop…

… e foi melhor do que ter ido ver um filme de comédia ao cinema, com a vantagem de não termos pago absolutamente nada.  Vá… na verdade, comprámos o livro do Sr. Pedro Silva-Santos.

Estivemos 3 horas a ouvi-lo falar sobre todos os pormenores que temos que ter em atenção quando estamos num processo de procura ativa de emprego. Cada coisa que ele dizia, eu e a minha esposa olhávamos um para o outro, levantávamos as sobrancelhas, cerrávamos os dentes e fazíamos uma careta… eu estava a cometer os mesmos erros que cometem todos os candidatos e por isso é que ninguém me respondia.

Depois de sairmos do workshop, li metade do livro nessa noite e a outra metade na manhã seguinte. Ao início da tarde, comecei a implementar aquele plano de 30 dias consecutivos mas consegui cumprir tudo em apenas 5 dias…

… 9 dias depois fui à primeira entrevista e fui contratado

Consegui emprego em apenas 14 dias e escrevi ao Sr. Pedro a dizer que devia mudar o nome do livro para “Como conseguir emprego em apenas 14 dias”… e ele respondeu-me!

Há quem diga que Einstein disse… e há quem diga que foi Benny Franklin:

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”

Quando mudei a forma como abordava a procura de emprego e como me apresentava aos recrutadores, consegui alcançar, em apenas 14 dias, os resultados que já tinha tentado obter (de forma incorreta) durante mais de um ano.

É importante aprendermos com quem já fez!


Já conhece o livro “Como conseguir emprego em 30 dias”?

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

botao-compre-ja-livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.


Faça parte do meu grupo privado e receba conteúdos exclusivos por e-mail:

Após o registo, todos os membros deste grupo recebem gratuitamente um modelo de currículo (editável em Word) e alguns capítulos (em PDF) do meu ebook "Como conseguir emprego em 30 dias".